DADOS

Ver dados do projeto

É possível ver como mapas (quando os dados o permitem) os dados produzidos dentro das atividades do projeto. Os mapas estão organizados em temas (A1, A2, C1, C2, C7, C8, C10) cada um relacionado com uma AÇÃO específica do projeto.

É também possível REGISTAR na plataforma de visualização de mapas, para ter acesso a mapas adicionais e/ ou mais detalhados.



Como usar o visualizador de mapas

Passo 1, página de abertura: esta página irá mostrar uma série de imagens, cada uma direcionada para um conjunto de mapas, onde cada um é relativo a uma AÇÃO específica do projeto. No canto superior direito da página de abertura irá encontrar os links para se registar nesta plataforma (e outra vez, ter acesso a mapas extras e/ou mais detalhados) ou para fazer login no caso de já ter uma conta.



Passo 2, o visualizador de mapas: O visualizador de mapas tem a típica estrutura de qualquer aplicação WebGIS. Existem duas barras de ferramentas verticais (uma à esquerda e outra à direita) e um painel vertical (à esquerda, neste caso) que apresentam a lista de GRUPOS e CAMADAS que o utilizador pode SELECIONAR à vontade.



Ao clicar noutra camada (no painel de camadas) irá selecionar um painel secundário que mostra alguma informação acerca da camada e também disponibilizará controlos para definir a transparência, bem como zoom (à camada), que mostrará a sua total extensão.



A barra de ferramentas à direita é a BARRA DE NAVEGAÇÃO, e contém as ferramentas típicas que permitem ao utilizador navegar num mapa:

  • MOVER MAPA
  • APROXIMAR POR RETÂNGULO (esta operação pode também ser usada com a roda do rato)
  • APROXIMAR PARA A EXTENSÃO INICIAL DO MAPA
  • E dois botões “+” e “-” e um controlo de deslize para mais opções de aproximação






A barra de ferramentas vertical à esquerda é a BARRA DE FERRAMENTAS DE FUNÇÕES, e contém uma série de atalhos/ ferramentas diferentes. De cima para baixo:

  • Voltar à visualização da página de abertura
  • Selecionar ou não o painel de grupos/ camadas
  • Selecionar ou não o painel “Informação”
  • Ativar a ferramenta “Seleção”, que seleciona os atributos de uma camada de vectores
  • Ativar a ferramenta “Medição”, que permite ao utilizador medir áreas e comprimentos
  • URL PERMALINK abre o visualizador num estado específico (de escala e camadas selecionáveis))
  • Selecione o painel “Listar registos”, para explorar a tabela de atributos das camadas de vectores


Passo 3, o painel Listar registos: Ao selecionar o painel Listar registos, é possível ver quais camadas estão disponíveis para os atributos serem pesquisados/ filtrados. Primeiro clique em “detalhe” para fazer aparecer a tabela de atributos de uma camada:



Assim que os atributos aparecerem, é possível pesquisar dados, reordenar conteúdo de colunas, etc. Ao usar o espaço apropriado (representado com um rectângulo vermelho na imagem seguinte) uma ou mais palavras podem ser escritas, para que possa ser feita uma pesquisa dentro da tabela. Os registos filtrados podem também ser selecionados com o botão apropriado:



Os registos selecionados podem ser filtrados (no mapa) clicando no botão “filtro”:



O visualizador não tem a ferramenta IDENTIFY dedicada, basta clicar no mapa e se a camada é identificável, e um painel de resultados irá aparecer.




PEDIDO DE DADOS DO PROJETO

Dados acerca da abundância/ distribuição de espécies e atropelamentos (entre outras) serão disponibilizados em detalhe crescente durante a duração do projeto. Os dados podem ser pedidos aos gestores do projeto, através do preenchimento e envio do formulário abaixo.




Descarregar amostra de dados

Aqui pode descarregar alguns dados do projeto

Nome do conjunto de dados CSV Geopackage KML
Limites administrativos N/A N/A
Quadrículas de referência (10x10km e 2x2km) e limites do projecto N/A N/A
Estradas, linhas ferroviárias e ecopistas N/A N/A
Atropelamentos amostrados após início do projeto (01/08/2015) agrupados por quadrícula de referência de 10x10km. Dados actualizados diariamente
Lista de referência de espécies N/A N/A