Ana Cláudia Teodoro

Doutorada, Mestre e Licenciada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), respetivamente em 2007, 2001 e 1998. Foi docente do departamento de Matématica Aplicada da FCUP entre 1999 e 2010. Desde 2010 que é docente no Dep. de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, onde lecionou diversas unidades curriculares na área de Engenharia Geográfica (Topografia, Cartografia, Deteção Remota, Sistemas de Informação Geográfica (SIG)). Foi entre 1998 e 2014 investigadora do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE) e é desde 2015 investigadora no Instituto Ciências da Terra (ICT). A sua atividade de investigação envolve as áreas da detação remota, processamento de imagem, SIG, e a aplicações ambientais..


Joana Fernandes

Nasceu em Fresulfe, Vinhais (Bragança), Portugal. Possui licenciatura em engenharia Geográfica pela Universidade do Porto (UP), Mestrado e Doutoramento em Deteção Remota pela Universidade de Londres. Atualmente é Prof. Auxiliar no Dep. de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da UP (FCUP). É diretora do 3ºciclo em Engenharia Geográfica da FCUP. É investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Os temas de investigação incluem a deteção remota, em particular a altimetria por satélite.


José Alberto Gonçalves

Doutorado em Fotogrametria pelo University Collge London. É professor auxiliar da Faculdade de Ciências do Porto desde 2001, e atualmente diretor do mestrado em Eng. Geográfica onde leciona unidades curriculares nas áreas de Fotogrametria e Produção Cartográfica, para além de Sistemas de Informação Geográfica neste e noutros cursos. É investigador no CIIMAR (Centro de Investigação Interdisciplinar Marinha e Ambiental, no grupo de Dinâmica Costeira e Oceânica. Tem como principal interesse de investigação a extração de informação geográfica a partir de imagens aéreas, em particular para monitorização costeira.


Mário Cunha

Nasceu em Grimancelos (Barcelos), Portugal. Licenciou-se em engenharia agronómica pela UTAD e o Doutoramento em Ciências Agrárias pela Universidade do Porto. Actualmente é Prof. Auxiliar no Dep. de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências do Porto (FCUP). É investigador no Centro de Investigação em Ciências Geo-espaciais onde lidera o grupo de monitorização da vegetação com base em técnicas de detecção remota. Os temas de investigação incluem as aplicações de detecção remota, engenharia agronómica, modelação das culturas e ambiente.


Lia Duarte

Mestre em Engenharia Geográfica e Licenciada em Ciências de Engenharia – Perfil Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), respetivamente em 2011 e 2009. Atualmente é estudante de doutoramento na área de Engenharia Geográfica. Desde Outubro de 2011 é docente no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP onde leciona diversas unidades curriculares na área de Engenharia Geográfica, Topografia, Topografia Aplicada, Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Fundamentos de Informação Geográfica. Pertenceu ao Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE) até 2014 e desde 2015 que pertence ao Instituto Ciências da Terra (ICT). Trabalha essencialmente em aplicações SIG open source.


Neftalí Sillero

Doutorado em Biogeografia pela Universidad de León, e Mestre e Licenciado em Biologia pela Universidad de Salamanca, respetivamente em 2006, 2002 e 1998. É Chairman do Mapping Committee da Societas Herpetologica Europaea desde 2007. Desde 2007 que é investigador do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais (CICGE). A sua investigação está centrada na análise de padrões espaciais de distribuição, usando principalmente os anfíbios e répteis como modelos de estudo. As suas principais ferramentas de investigação são SIG, deteção remota, modelação de nicho ecológico, e estatística espacial.


Rui Moura

Doutorado em Geociências (Geofísica aplicada) pela Universidade de Aveiro. Em 1994 ingressou no Departamento de Geologia da Universidade do Porto (actualmente Departamento de Geociências Ambiente e Ordenamento do Território) onde leciona e é responsável por unidades curriculares nas áreas da prospecção geofísica, topografia, riscos naturais, geologia de engenharia, monitorização, geologia ambiental e hidrogeologia. É investigador da “ICT - Instituto das Ciências da Terra” no Grupo de Riscos onde desenvolve trabalhos no âmbito da riscos naturais, prospecção geofísica e geofísica aérea.


Luís Gonçalves Seco

Doutorado em Geoinformática pela Universidade de Santiago de Compostela. É professor auxiliar do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) desde 2007, e atualmente diretor da licenciatura em Informática onde leciona unidades curriculares nas áreas do desenvolvimento de software e Sistemas de Informação Geográfica. É investigador no CICGE (Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais), tem como principal interesse de investigação a tecnologia 3D que usa sensores LiDAR, onde tem vindo a desenvolver diversos projetos ligados à topografia, gestão florestal, risco de incêndio, biologia e arqueologia


Gil Lopes

Doutorado em Automação e Robótica em soldadura industrial pela Universidade de Cranfield em Inglaterra (2006), onde fez um post-doc de 2 anos na área da automação em soldadura industrial a laser. Desde 2007 leciona no Instituto Universitário da Maia nas áreas tecnológicas. De 2008 a 2013 foi Investigador Auxiliar na Universidade do Minho, no Departamento de Eletrónica Industrial, onde fez investigação e desenvolvimento de robôs móveis e autónomos com recurso à visão artificial. Neste mesmo departamento tem lecionado desde 2013 em unidades curriculares na área da tecnologia. Já orientou mais de 30 mestrados e 2 doutoramentos, tendo estado envolvido em diversos projetos financiados, tanto como investigador principal como colaborador