Orquídeas encontradas nas bermas da EM535!

Principais resultados do Projeto LIFE LINES em análise no Seminário Final do Projeto
2021-01-26
Workshop online “Soluções para Minimização de Impactes das Estradas na Fauna”
2021-04-22

Orquídeas encontradas nas bermas da EM535!

Há cerca de um ano, durante a realização dos trabalhos de monitorização de micromamíferos, foi encontrada uma orquídea silvestre (Orchis italica) ainda não observada na zona, pelo que se trata de uma localização nova para a espécie. Uns meses mais tarde, ao voltar ao local para realizar outro trabalho, constatou-se que existem duas outras espécies de orquídea Ophrys tenthredinifera (com maioria dos indivíduos da subespécie Ophrys tenthredinifera ficalhoana) em grandes números (111 indivíduos) e vários indivíduos da espécie Serapias striciflora. A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, parceira do projeto e responsável pela gestão da estrada, foi contactada solicitando que não fosse cortada a vegetação da berma neste pequeno troço da estrada.

Por estes dias, ao regressarmos para verificar as medidas, a equipa deparou-se com mais uma nova espécie de orquídea no local (Himantoglossum robertianum), com uma variação menos comum (hipocromática), sendo também uma nova localização para a espécie. Para além disso, a primeira observação feita (Orchis italica) conta já com 5 indivíduos. Assim, em 100 m de berma de estrada ocorrem 4 espécies de orquídeas, uma delas com mais de 100 indivíduos, e que agora estão protegidas.

As bermas das estradas são locais de elevada importância por permitirem o refúgio de diversas espécies de plantas e animais, em ambientes muito alterados pelo Homem. As práticas agrícolas e pecuárias, como a mobilização dos solos e alterações na paisagem, podem pôr em risco a ocorrência de certas espécies. A realização de cortes seletivos na berma das estradas para promoção de pequenas áreas com espécies autóctones, algumas das quais protegidas, é também uma das práticas experimentadas na área de intervenção do Projeto LIFE LINES. São ações cirúrgicas, com custo reduzido e valor de conservação elevado!

Também pode participar nestas atividades: se vir orquídeas nas bermas, diga-nos onde através do email info.lifelines@uevora.pt ou do Facebook www.facebook.com/lifelinesconservation.