Workshops ONLINE – LIFE LINES adapta-se à nova normalidade

O LIFE LINES associa-se à 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras | 10 a 18 de Outubro 2020
2020-09-30
NOITE DAS CRIATURAS DAS TREVAS 2020 | ONLINE
2020-10-29

Workshops ONLINE – LIFE LINES adapta-se à nova normalidade

Em setembro e outubro, o LIFE LINES respondeu ao desafio lançado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e pelo grupo das Invasoras.PT para realizar atividades no âmbito do Dia da Ecologia e 1ª Semana Nacional sobre Invasoras, respetivamente.

No âmbito das comemorações do Dia da Ecologia, que se celebrou a 14 de setembro, o LIFE LINES, através da equipa da Universidade de Évora, organizou um workshop sobre Registos de Mortalidade de Fauna por Atropelamento. O workshop decorreu online, emitido a partir da Universidade de Évora, e teve lugar no dia 15 de setembro. Contou com a presença de 14 pessoas que avaliaram esta atividade como muito útil, como é exemplo este testemunho: “Estes workshops são importantes formas de divulgarem o projeto e levarem outros a tentar implementar projetos similares noutros locais. Por isso a repetir”.

A participação do LIFE LINES na 1ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras decorreu de duas formas: ação de sensibilização online e ação de remoção de erva-das-pampas (Cortaderia selloana) na cidade de Évora.

A ação de sensibilização online decorreu no dia 15 de outubro com o tema “Controlo de espécies de flora invasora no projeto LIFE LINES” e pretendeu divulgar as ações do projeto no âmbito do controlo de espécies arbóreas exóticas invasoras ao longo das infraestruturas lineares (estradas nacionais e ecopistas). Assistiram a esta iniciativa 16 pessoas.

A ação de remoção de erva-das-pampas, em três locais identificados na cidade de Évora, iniciou-se no dia 15 de outubro e os trabalhos estão ainda a decorrer. A iniciativa foi proposta pela equipa da Universidade de Évora à Câmara Municipal de Évora, que prontamente aceitou o desafio e deslocou operacionais para a execução dos trabalhos. Esta ação conta também com o apoio do LIFE STOP Cortaderia, através do fornecimento orientações para a remoção das plantas. Esta ação terá destaque noutra notícia assim que os trabalhos estiverem concluídos.