O PROJETO

Resumo e objetivos do Projeto

O projeto tem por objetivo ensaiar, avaliar e disseminar medidas destinadas a mitigar efeitos negativos de infraestruturas lineares em várias espécies de fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território em que atua, um importante corredor de transporte e energia Portugal-Espanha. Os trabalhos propostos assentam em sólido conhecimento da fauna/flora da área de projeto, anos de recolha de dados sobre mortalidade de fauna por atropelamento de fauna, e de uma forma invulgar o contexto socioeconómico em que se insere, na participação ativa de um conjunto de atores s relacionados com a problemática e, com objetivos comuns de a resolver (incluindo gestoras/construtoras de infraestruturas, públicas e privadas, de âmbito local e nacional, apoiadas por instituições académicas com trabalho reconhecido).

A estratégia de intervenção do projeto tem por base conceptual a aplicação, pela primeira vez a uma escala integrada de apoio à decisão e execução de medidas de conservação, de conceitos que resultam da investigação do beneficiário principal na área do mapeamento da conetividade funcional e estrutural da paisagem para as espécies-alvo, que tem por fonte de informação o seu uso dos habitats e movimento.

Para assegurar o seu objetivo e resolver um conjunto de problemas identificados (redução da conetividade, mortalidade e efeito barreira das infraestruturas, mortalidade por electrocução, ausência de refúgios e corredores, escassez de informação para a gestão, e disseminação, deteção e controlo de flora invasora), o projeto integra um conjunto de ações, com uma atuação integrada e coerente para o conjunto do território, na sua maioria baseadas em soluções de caráter demonstrativo e inovador.

Inclui ainda trabalhos de monitorização alargados com os quais se pretende avaliar as medidas implementadas em termos ecológicos, nas funções de ecossistemas e ao nível socioeconómico. O projeto integra ainda trabalhos dirigidos à disseminação dos seus resultados junto de outros potenciais utilizadores (profissionais associados à problemática), tanto nacionais como internacionais. Espera-se assim promover a replicação dos trabalhos incluindo a criação noutros locais de Infraestruturas Verdes análogas, promovendo a conectividade da paisagem e os serviços dos ecossistemas a ela associados.

Os trabalhos propostos assentam num conhecimento profundo da fauna/flora da área de projeto baseado em anos de recolha de dados sobre a distribuição de espécies e mortalidade de fauna nas infraestruturas existentes. A intervenção baseia-se na aplicação, pela primeira vez a uma escala integrada de apoio à decisão e execução de medidas de conservação, de mapas conetividade funcional e estrutural da paisagem para algumas espécies-alvo, elaborados com base no seu movimento e/ou preferência/uso dos habitats.