Workshop Online “Promoção da Biodiversidade em Infraestruturas Lineares”

Workshop Online “Solução Inovadora para a Redução de Mortalidade de Aves em Linhas Elétricas de Média Tensão: a Eco Esteira Horizontal”
2021-04-26

Workshop Online “Promoção da Biodiversidade em Infraestruturas Lineares”

O projeto LIFE LINES (LIFE14 NAT/PT/001081) irá organizar o Workshop Promoção da Biodiversidade em Infraestruturas Lineares, que propõe apresentar um conjunto de soluções para o controlo de plantas invasoras e promoção de flora nativa implementadas e testadas no âmbito do projeto, com referência aos seus requisitos técnicos, condições de aplicabilidade, eficácia demonstrada e relação custo-benefício. O workshop estará dividido em dois módulos Módulo I – Controlo de Plantas Invasoras e Módulo II – Promoção de Flora Nativa, que se realizarão online nos dias 06 e 13 de maio, respetivamente, das 09h00 às 11h00.

O Módulo I apresenta um conjunto de soluções para promover o controlo de flora exótica invasora, providenciando uma base de trabalho para avaliação de alternativas de gestão e controlo ao longo de estradas e em contexto urbano. O programa contará com a introdução sobre o Projeto LIFE LINES por Pedro Salgueiro da Universidade de Évora e Graça Garcia da Infraestruturas de Portugal; a apresentação da flora invasora em infraestruturas lineares: impactos e controlo por Paula Canha, Leonor Pires e Francisco de Sousa da Branco de Cal; e a perspetiva do projeto LIFELINES por Mariana P. Fernandes da Universidade de Évora

O Módulo II foca-se nas soluções para a gestão das zonas marginais associadas às infraestruturas, pretendendo providenciar uma base de trabalho para promoção de flora nativa em diferentes infraestruturas lineares. O programa contará com introdução sobre o Projeto LIFE LINES por Pedro Salgueiro da Universidade de Évora; gestão e promoção da diversidade vegetal em infraestruturas lineares por Mariana P. Fernandes da Universidade de Évora; como propagar espécies de flora nativa por Anabela F. Belo da Universidade de Évora; e a apresentação do viveiro da Marca-ADL – Um viveiro de plantas nativas à escala humana por Marta Mattioli da Marca ADL.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Poderá inscrever-se nos dois módulos ou apenas num, através dos seguintes links:

Módulo I

Módulo II