“Assessing the performance of different OBIA [object based image analysis] software approaches for mapping invasive alien plants along roads with remote sensing data” é o título do novo artigo de Patrícia Lourenço que atualmente faz parte da equipa do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, já tendo participado no Projeto LIFE LINES através da equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, parceira do projeto. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com outros investigadores, dos quais fazem parte Neftalí Sillero, responsável pela equipa da FCUP ligada ao LIFE LINES.
Este estudo teve como objetivo verificar qual o melhor software de deteção remota (entre softwares open-source e pagos) a aplicar na identificação de espécies de plantas invasoras utilizando imagens aéreas de alta resolução.
As imagens usadas no estudo haviam sido obtidas em 2016 através de um voo sobre a área de intervenção do projeto LIFE LINES (focando essencialmente a EN4 e EN114) em avião dotado de câmaras de alta resolução.
De entre as várias conclusões deste estudo, destaca-se uma relativa às espécies de plantas exóticas e invasoras: “o nosso estudo mostrou que as espécies exóticas e invasoras ao longo das estradas estudadas, caracterizadas como vetores de propagação de sementes e partes vegetativas das plantas, não têm muitas oportunidades de se expandir para as áreas adjacentes porque as bermas das estradas são ativamente geridas”.
Para mais detalhes consultar o artigo, disponível aqui.