Ação de Voluntariado pela Natureza promovida pela Infraestruturas de Portugal
2019-11-26
O Projeto LIFE LINES marcou presença no Workshop – Stakeholder Meeting ControlInRoad em Viena (Áustria)
2019-12-05

Tempo de plantar!

Durante as primeiras semanas de novembro foram realizadas plantações de arbustos e árvores nativas ao longo das ecopistas de Évora e Montemor-o-Novo, e também em parcelas estabelecidas na base de postes de alta tensão. A existência de vegetação arbustiva e arbórea nestes locais é fundamental para a promoção e conservação da biodiversidade, porque aumenta a cobertura vegetal e a diversidade de espécies de plantas, proporcionando habitat e contribuindo para melhorar a conectividade da paisagem ao facilitar a dispersão de diferentes espécies de animais, como pequenos mamíferos e borboletas.

Os trabalhos envolveram a estreita colaboração entre vários parceiros do projeto LIFE LINES, designadamente, as Câmaras Municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Universidade de Évora e a Associação MARCA, esta última responsável pela produção das plantas em viveiro. Destaca-se também a participação voluntária de um grupo de alunos de Mestrado em Biologia da Conservação da Universidade de Évora, aos quais agradecemos a colaboração.

O projeto LIFE LINES pretendeu reforçar as plantações efetuadas em 2018, repondo plantas que não sobreviveram. Os exemplares plantados foram agora assinalados com estacas de madeira coloridas, para facilitar a ações de monitorização e evitar possíveis danos. Neste sentido, apela-se aos utilizadores das ecopistas de Évora e Montemor-o-Novo, para que usufruam responsavelmente deste espaço comum de lazer, conservando as plantas e estacas colocadas.

São muitas as pessoas que nos abordam diretamente e se mostram agradadas com as ações desenvolvidas pelo projeto LIFE LINES nestas infraestruturas, que inclusivamente se envolvem na sua manutenção e fazem sugestões. A elas deixamos o nosso agradecimento, acreditando que chegará o tempo de colher…