Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADORA
FLORA RUDERAL

Anabela Belo

Prof.ª Auxiliar. Doutorada em Biologia pela Universidade de Évora, onde também leciona nas áreas da Botânica e da Conservação da Diversidade Vegetal. Contribui para o projeto LIFE_LINES com os seus conhecimentos na área da conservação da diversidade vegetal, nomeadamente na conservação ex-situ de sementes, já que é responsável pela constituição de um banco de germoplasma iniciado com uma coleção de sementes das espécies dos Charcos Temporários Mediterrânicos portugueses. As suas atividades de I&D centram-se na conservação e valorização da vegetação autóctone, nomeadamente em agroecossistemas como o olival ou o montado, e no efeito que a gestão da vegetação pode ter a jusante, sobre a conservação do solo, da água e da biodiversidade animal.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADOR DE PROJETO
COORDENADOR MODELAÇÃO/SIG,
MAMOFAUNA E AVIFAUNA

António Mira

Doutorado em Biologia (ramo de Ecologia e Biossistemática) pela Universidade de Lisboa. Em 1997 ingressou no Departamento de Biologia da Universidade de Évora onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas da conservação e gestão da biodiversidade, ecologia de estradas e ecologia de mamíferos, sendo o responsável pela Unidade de Biologia da Conservação. É investigador da “Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva” no Grupo de Ecologia das Populações e das Comunidades Aplicada, onde desenvolve trabalhos no âmbito da conectividade da paisagem, fragmentação de habitats, conservação de metapopulações e avaliação/mitigação dos impactes de infraestruturas lineares.


Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADORA
HABITATS

Carla Pinto Cruz

Doutorada em Biologia pela Universidade Técnica de Lisboa. Desde 1997 é docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e membro do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM). Desempenha desde 2002 as funções de curadora do herbário da Universidade de Évora. A sua atividade de investigação tem sido focada na biologia da conservação, na dinâmica e ecologia das comunidades vegetais mediterrânicas, nomeadamente na conservação e recuperação de charcos temporários mediterrânicos. Atualmente, destaca-se a coordenação científica o projeto LIFE Charcos (LIFE12 NAT/PT/000997), que que visa a conservação gestão e recuperação do habitat prioritário, charcos temporários Mediterrânicos.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADOR
INVERTEBRADOS

Diogo Figueiredo

Ele é professor titular da Universidade de Évora, onde leciona Ciências Biológicas e ocupa a Cadeira de Entomologia. Entre a sua ampla gama de interesses, ele gostaria de enfatizar os seguintes temas: Conservação de Invertebrados, Ecologia e Gestão de Vida Selvagem. Ele foi duas vezes vice-diretor para assuntos académicos e de investigação nesta mesma instituição. Desde 2006, ele tem sido responsável para as relações entre PALOP's (Países Africanos de Português como língua oficial) e da Universidade de Évora. Atualmente, ele está desenvolvendo vários projetos na África nas áreas de Conservação e Meio Ambiente, e ele é o Director Chefe do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Metodista de Angola (universidade local).

_MG_5061-7_MG_5062-8

TÉCNICO
MODELAÇÃO/SIG/BASE DE DADOS

Tiago Pinto

Licenciado em Biologia e Mestre em Ecologia ambos pela Universidade de Coimbra. Tem especial interesse nas àreas da herpetologia (estudo dos répteis e dos anfíbios) e modelação ecológica. Como tese de mestrado estudou o efeito que os fogos florestais têm nas comunidades de répteis do Parque Natural da Serra da Estrela. Anteriormente foi técnico num estudo de impacte ambiental, com particular ênfase na fragmentação de habitat e conectividade da paisagem. Tem também vindo a colaborar em estudos com espécies de répteis da Europa e América do Sul. Nos tempos livres dedica-se à fotografia, nomeadamente de vida selvagem e paisagem. Enquanto técnico de modelação, SIG e base de dados, o seu objetivo no projeto LIFE LINES é gerir e manter as bases de dados associadas ao projeto, todos os trabalhos de SIG e prestar apoio aos restantes trabalhos realizados no projeto.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADORA
GESTÃO FINANCEIRA

Liliana Rosmaninho

Licenciada em Informática e Gestão e com Pós-graduação em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Évora. Em 2008 ingressou na Universidade de Évora onde tem desenvolvido tarefas de Gestão administrativa e financeira de projetos de investigação, funções técnicas no âmbito da contabilidade pública em particular do POC-Educação e utilização de software de apoio à gestão administrativa e financeira e manutenção informática de um sistema de informação com vista à divulgação de informação pertinente para os utentes dos serviços. Tem experiência em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente, Fundação para a Ciência e Tecnologia, 7ºPQ, H2020, LIFE, QREN, Lifelong Learning, Erasmus Mundus. Participou neste projeto como coordenadora de gestão financeira.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

TÉCNICO
FAUNA-ANFÍBIOS

Luís Guilherme Sousa

Licenciado em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação ambos pela Universidade de Évora. Tem desenvolvido trabalhos de amostragem, investigação e conservação da fauna portuguesa (principalmente anfíbios e répteis). Anteriormente foi bolseiro no Projeto LIFE+ “Conservação de Charcos Temporários na Costa Sudoeste de Portugal”. Tem como passatempo principal a identificação e documentação fotográfica da diversidade biológica de Portugal. Como bolseiro deste projeto ficará responsável pelas amostragens de anfíbios e répteis, implementação das medidas mitigadoras da sua mortalidade e pela avaliação das mesmas. Para além disso prestará apoio a todos os trabalhos realizados no projeto.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADORA
FLORA

Maria Paula Simões†

Faleceu durante a vigência do projecto. Prof.ª Auxiliar. Doutorada em Biologia pela Universidade de Évora, onde desenvolve as suas atividades de docência e investigação. É docente do Departamento de Biologia, integra a comissão de curso do Mestrado em Biologia da Conservação e é responsável pelo Laboratório de Biologia Vegetal. É investigadora e vice-diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas – ICAAM – e responsável pelo Laboratório de Botânica. Desenvolve atividades de docência e investigação nas áreas da Fitodiversidade, da Conservação da Flora e Vegetação e da Ecofisiologia Vegetal, na perspetiva da conservação do valor natural e da ecointegridade dos ecossistemas, designadamente dos agroecossistemas ibéricos, como o montado. No projeto LIFE_LINES participa no planeamento, implementação e monitorização das ações de promoção e conservação da flora e vegetação.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

TÉCNICA
FLORA

Mariana Fernandes

Licenciada em Biologia pela Universidade de Évora e mestre em Biologia da Conservação pela mesma instituição. A dissertação versou sobre a “Avaliação do Estado de Conservação de Charcos Temporários Mediterrânicos no Sítio Costa Sudoeste” baseando-se na diversidade de flora dos mesmos. Neste projeto, como bolseira de investigação, apoiou e integrou a equipa responsável pela componente da flora.

_MG_5041-1_MG_5042-2

GESTOR

Nuno Pedroso

Doutor em Biologia (Ecologia) pela Universidade de Lisboa e Mestre em Gestão e Políticas Ambientais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa). Tem trabalhado em ecologia e conservação de mamíferos, na influência dos ambientes antrópicos na ecologia e adaptação da fauna especialmente ao nível dos ambientes aquáticos. Tem interesse ao nível da política ambiental e impactes sobre biodiversidade e conservação. Esteve envolvido em diversos projetos de conservação, incluindo vários Projetos Life. Atualmente é Investigador do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, na Universidade de Évora, onde exerceu funções até recentemente de gestor de projeto, sendo atualmente colaborador do projeto para a área de gestão.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

TÉCNICA DE CAMPO
INVERTEBRADOS

Otília Miralto

Mestre em Gestão de Recursos Biológicos pela Universidade de Évora (2000) com especialização em entomologia. Em 2003 ingressou como Técnica Superior no Departamento de Biologia da Universidade de Évora onde tem participado como investigadora e integrado equipas em áreas sensíveis de pedreiras (SECIL Outão, SECIL Maceira/Pataias), barragens (Alqueva e Pedrógão) e Sítios de Rede Natura 2000 (Serra de Monfurado e Serra da Arrábida). No âmbito desses projectos desenvolve trabalhos de monitorização de Macroinvertebrados que incidem essencialmente sobre as comunidades de Ropalóceros, Carabídeos e Odonata.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

COORDENADOR
ANFÍBIOS

Paulo Sá Sousa

Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Herpetologia. Membro do grupo de investigação em "Ecologia Aplicada das populações e das Comunidades " do Instituto de Ciências Agrárias e ambientais Mediterrânicas. Nos últimos cinco anos, tem investigado três temas principais: (1) Efeito do pastoreio e das actividades agroflorestais na composição da comunidade de répteis. Estuda-se como as lagartixas fazem mudanças de micro-habitat em resposta á degradação da estrutura do coberto arbustivo; (2) Ecologia de anfíbios em Charcos Temporários Mediterrânicos. Pretende-se estipular um índice ecológico tendo como base a composição e abundância relativa da comunidade batracofaunística que utiliza os charcos; (3) Efeitos das rodovias na mortalidade de anfíbios. Relacionam-se as características biofísicas da paisagem e a estrutura das estradas com os eventos de atropelamento de anfíbios que as atravessam.

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

TÉCNICO
AVES

Rui Lourenço

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Terrestres pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Biologia pela Universidade de Évora. Tem trabalhado sobretudo com aves de rapina, em projetos de conservação e de investigação no Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, na Universidade de Évora e na Estação Biológica de Doñana (EBD-CSIC, Espanha), nomeadamente sobre o efeito das estradas e outras infra-estruturas nas aves de rapina. Atualmente, é bolseiro de pós-doutoramento no Laboratório de Ornitologia (LabOr) do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM, Universidade de Évora), colaborando com a EBD e a Universidade de Turku (Finlândia). É um dos coordenadores do Grupo de Trabalho sobre Aves Noturnas da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (GTAN-SPEA).

Equipa da Universidade de ÉvoraEquipa da Universidade de Évora

TÉCNICA
MAMÍFEROS E AVES

Sara M. Santos

Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora (2003) e doutorada em Biologia (ramo Ecologia) pela Universidade de Lisboa (2010). Alguns dos seus trabalhos iniciais focam a relação espacial entre estradas e pequenos mamíferos. Atualmente, é investigadora de Pós-doutoramento da “Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva” no Grupo de Ecologia Aplicada, onde tem desenvolvido trabalhos sobre métodos de quantificação e amostragem da mortalidade de fauna em estradas e sobre alterações da conectividade da paisagem causadas por infraestruturas lineares.

_MG_5074-1_MG_5075-2

TÉCNICO
MAMÍFEROS

João Craveiro

Licenciado em Biologia e Mestre em Gestão e Conservação dos Recursos Naturais ambos pelo Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa. Tem especial interesse no estudo de mamíferos, principalmente carnívoros. A sua tese de mestrado consistiu no estudo dos fatores que influenciam o uso das passagens hidráulicas pelos carnívoros, ao longo de três estradas nacionais no distrito de Évora, Portugal. Neste projeto, é responsável pela monitorização das passagens hidráulicas com recurso a videovigilância. Para além disso, presta apoio a outras partes do projeto.

_MG_5045-3_MG_5046-4

TÉCNICO
MAMÍFEROS E AVES

André Oliveira

Licenciado em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação ambos pela Universidade de Évora. Tem especial interesse na investigação e conservação de fauna, especialmente de mamíferos e aves, e também nas suas relações interespecíficas. A sua tese de mestrado teve como principal objetivo avaliar a estabilidade das interações biológicas em comunidades de montado face a alterações de temperatura e intensidade do pastoreio. Neste projeto está responsável pelas amostragens de micromamíferos, carnívoros, passeriformes e rapinas noturnas, e monitorização das medidas mitigadoras. Presta ainda apoio a todos os trabalhos realizados no projecto.

_MG_5052-5_MG_5054-6

TÉCNICA
COMUNICAÇÃO

Sofia Eufrázio

Licenciada em Biologia e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Na sua tese de mestrado estudou o efeito barreira das estradas em micromamíferos. No seu primeiro trabalho participou no plano de monitorização do rato de Cabrera no âmbito da construção de uma estrada no Baixo Alentejo. Nos últimos sete anos trabalhou como técnica num projeto relacionado com a reabilitação ecológica de pedreiras (SECIL-Outão e SECIL Maceira/Pataias). Ao longo destes anos, para além da participação em diversos inventários faunísticos, implementou várias ações de educação ambiental e divulgação do projeto (destinada a vários grupos com distintas faixas etárias), e colaborou na elaboração de relatórios técnicos. Teve ainda oportunidade de fazer parte da organização de uma conferência internacional e de produzir e rever conteúdos de divulgação. No projeto LIFE LINES, enquanto bolseira de gestão de ciência e tecnologia, participou na produção e divulgação de conteúdos, e apoio às atividades de disseminação de resultados do projeto.

_MG_5081-1_a_MG_5081-1_b

TÉCNICA
FLORA

Erika Almeida

Mestre em Biologia da Conservação e Licenciada em Biologia Ambiental – Var. Terrestres, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem trabalhado em diversos projetos de conservação e investigação em Portugal, incluindo projetos LIFE. A sua experiência de trabalho em biologia reflete vários trabalhos ao nível da flora (inventariação e monitorização de plantas nativas, recolha e processamento de sementes, estudos de investigação e taxonomia de líquenes), da fauna (em projetos de investigação e conservação de alguns grupos de vertebrados), e também em projetos de interpretação ambiental. No projeto LIFE LINES integrou a equipa responsável pela componente de flora, e colaborou com a monitorização de fauna atropelada no âmbito do projeto.

_MG_5086-3_a_MG_5086-3_b

TÉCNICA
FLORA

Paula Matono

Doutorada em Ciências do Ambiente pela Universidade de Évora (2012). Tem participado em diversos projetos de investigação no âmbito da ecologia aquática em clima Mediterrânico e conservação da biodiversidade, nomeadamente projetos LIFE. As principais áreas e interesses de investigação incluem o estudo dos efeitos das perturbações naturais e antropogénicas na estrutura e funcionalidade dos ecossistemas, reabilitação e valorização ambiental. Atualmente é bolseira de investigação do projeto LIFE LINES e integra a equipa responsável pela componente Flora.