A ação C10 do projeto LIFE LINES foi notícia no UELINE no dia 2-11-2018. Abaixo é possível ler a notícia.
“Criar “ilhas de biodiversidade” debaixo de postes de linhas de transporte de energia, para que funcionem como refúgios para pequenos animais é o objetivo do protocolo celebrado entre a Universidade de Évora (UÉ) e a Redes Energéticas Nacionais (REN), no âmbito do projeto LIFE LINES – Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas.
Uma das medidas previstas no protocolo agora assinado com a REN, passa pela criação de ‘ilhas de biodiversidade’ a instalar debaixo dos postes das linhas de transporte de energia nos terrenos atravessados pela linha Palmela-Évora e Estremoz-Divor, constituindo-se como locais de “paragem e de descanso para espécies que precisem de algum refúgio”, indicou o coordenador do projeto.
As infraestruturas lineares têm efeitos negativos na biodiversidade. Dos impactes mais significativos salientam-se o incremento da mortalidade por atropelamento, colisão ou eletrocussão, a fragmentação e degradação dos habitats e o efeito barreira ao movimento dos organismos.
Este projeto, coordenado pela Universidade de Évora em parceria com as universidades de Aveiro e Porto, as câmaras municipais de Évora e Montemor-o-Novo, a Infraestruturas de Portugal SA e a MARCA Associação de Desenvolvimento Local, representa um investimento de 5,5M€ dos quais 60% são financiados pela Comissão Europeia.”
Para ver a notícia: http://www.ueline.uevora.pt/Canais/academia/(item)/25851