CORREDORES E INFRAESTRUTURA VERDE

O que é uma Infraestrutura Verde?

Uma Infraestrutura Verde integra áreas naturais e seminaturais associadas às zonas urbanas e outras construções humanas proporcionado múltiplos benefícios aos cidadãos que as utilizam, incluindo as vantagens decorrentes da conservação da natureza, uma vez integram áreas de refúgio e corredores potenciais que promovem o fluxo de organismos, O princípio subjacente ao conceito de Infraestrutura Verde é a sua multifuncionalidade sendo a mesma dependente da manutenção dos ecossistemas estiverem num estado saudável. Os investimentos em Infraestruturas Verdes são geralmente caracterizados por um alto nível de retorno ao longo do tempo, fornecendo oportunidades de emprego, podendo ser uma alternativa eficaz em termos de custo e constituir um complemento às infraestruturas ‘cinzentas’. Servem os interesses das pessoas e da natureza.

As zonas marginais associadas às vias de transporte e as linhas elétricas incluindo as bermas, as bases dos apoios epequenas parcelas decorrentes de ajustamentos dos traçados, durante muito tempo ignoradas, são de extrema importância refúgio e corredor potencial para muitas espécies. Se devidamente geridas, associando a esta gestão uma minimização dos seus impactes negativos poderão constituir, uma ferramenta importante para promover a conectividade da paisagem, particularmente em áreas mais alteradas pelos humanos.

O que é a Conectividade da Paisagem?

Em ecologia, a conectividade da paisagem é a capacidade da mesma para facilitar ou dificultar o fluxo de organismos entre os vários habitats. O grau de conectividade determina a intensidade da dispersão/ movimento entre áreas, o que influencia o fluxo genético, a adaptação local, o risco de extinção, a probabilidade de colonização e a capacidade para os organismos se movimentarem num contexto de alterações climáticas. Uma maior conectividade está normalmente associada a paisagens menos fragmentadas. As vias de transporte terrestre e as linhas elétricas, por limitarem os movimentos da fauna conduzem geralmente a uma redução da conectividade da paisagem.