Projeto LIFE LINES inicia ações de formação dirigidas aos militares da Guarda Nacional Republicana

LIFE LINES no agrupamento de escolas de Arraiolos
2019-12-16
Visita à Escola Secundária Sebastião da Gama (Setúbal)
2020-01-17

Projeto LIFE LINES inicia ações de formação dirigidas aos militares da Guarda Nacional Republicana

Na passada quinta-feira, dia 9 de janeiro, teve lugar a primeira ação de formação dirigida aos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) resultante do Protocolo de colaboração entre a Universidade Évora, Universidade de Aveiro e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A colaboração entre as referidas entidades surgiu no âmbito do projeto LIFE LINES – Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, com o intuito de promover a partilha de informação e conhecimento entre a GNR e as instituições de ensino que são parceiras do projeto LIFE LINES.

Em concreto, as instituições de ensino têm o papel de elaborar um manual de identificação dos vertebrados terrestres para utilização dos militares da GNR, e desenvolver ações de formação para ajudar os militares na correta identificação de animais atropelados. A GNR, entidade colaboradora do projeto LIFE LINES, disponibilizará a informação de animais atropelados que tem recolhido de modo a juntar-se à Base de Dados Nacional de Atropelamento de Fauna, que está a ser coordenada pela Universidade de Évora. Estes dados irão assim contribuir para a identificação de áreas de elevada mortalidade de fauna, e contribuir para a redução desta mortalidade bem como para o aumento da segurança rodoviária.

Na primeira ação de formação, a equipa do Projeto LIFE LINES da Universidade de Évora deu a conhecer aos militares presentes a importância que os registos de mortalidade de fauna por atropelamento têm para a conservação da biodiversidade e segurança rodoviária, e foi apresentado e distribuído o Manual de Identificação de Fauna elaborado pelas universidades.

Estas ações decorrerão numa primeira fase no distrito de Évora, prevendo-se que sejam alargadas ao restante território nacional numa segunda fase.