LIFE LINES na Noite Europeia dos Investigadores

LIFE LINES na Feira da Luz em Montemor-o-Novo
2019-09-05
Noite das Criaturas das Trevas 2019
2019-11-07

LIFE LINES na Noite Europeia dos Investigadores

Na passada 6ª feira, dia 27 de agosto, decorreu mais uma Noite Europeia dos Investigadores. Esta é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos (fonte:noitedosinvestigadores.org).

Em Portugal a iniciativa decorreu em várias cidades do país, e em Évora, um dos locais com atividades foi a Praça do Giraldo. Neste local estiveram presentes várias instituições de entre as quais a Universidade de Évora. A Unidade de Biologia da Conservação (UBC) do Departamento de Biologia da UÉ marcou presença com dois dos projetos a decorrer nesta unidade, o LIFE LINES e o POPCONNECT. Para além da divulgação dos projetos a todos os que nos visitaram realizámos também três atividades:

– “APP LIFE LINES: Vem apanhá-los todos!” (Jogo para simular a utilização da APP LIFE LINES para registo de animais atropelados);

– “Apanha-me se puderes! Seguimento de animais” (Demonstração de técnicas de radiotelemetria para seguir animais silvestres e estudar os seus movimentos, períodos de atividade e encontrar os seus abrigos);

– “Morcegos na cidade à noite” (À descoberta dos morcegos que habitam a zona central da cidade de Évora através de métodos utilizados pelos investigadores nas suas amostragens).