Ação de Voluntariado pela Natureza – plantação de espécies arbóreas e arbustivas

LIFE LINES na Wilder.pt
2018-12-04
Instalação de barreira de lona na Estrada Municipal 535
2018-12-12

Ação de Voluntariado pela Natureza – plantação de espécies arbóreas e arbustivas

A IP promoveu, no passado dia 1 de dezembro, mais uma Ação de Voluntariado pela Natureza, no âmbito do Projeto LIFE LINES.

Esta é a 8ª sessão da empresa e, articulada com as anteriores, visou contribuir para a constituição das microreservas criadas pela IP, com o objetivo de proporcionar habitat adequado para borboletas e outras espécies como passeriformes e pequenos mamíferos, que têm dificuldade em encontrar habitat propício para refúgio e alimentação entre áreas cultivadas e “infraestruturas cinzentas”.
Assim, os colaboradores da IP disponibilizaram um dia do seu fim-de-semana para, com as suas famílias, contribuírem com trabalhos de plantação de espécies arbóreas e arbustivas criadas no viveiro da MARCA, parceira deste Projeto. De salientar também o contributo da Universidade de Évora que realizou previamente a gradagem do terreno e algumas sementeiras.
As crianças participaram diretamente nas atividades previstas ou indiretamente através de ações de carácter didático, sempre com a perspetiva de contribuírem para a proteção da natureza.

Uma das atividades consistiu na colocação de sinalética relativa à proteção das espécies vegetais e animais existentes na área das microrreservas, a qual havia sido criada numa ação de voluntariado anterior.
As ações de voluntariado têm-se centrado em diferentes momentos do ciclo de atividades necessárias à recuperação dos habitats, sempre com a perspetiva da constituição de uma Infraestrutura Verde.