Implementação de passadiços para a fauna para reduzir a mortalidade pela IP

Voluntariado pela Natureza
2017-09-19
Mais uma acão de Voluntariado pela Natureza do projeto LIFE LINES
2017-10-18

Implementação de passadiços para a fauna para reduzir a mortalidade pela IP

A IP é parceiro beneficiário do Projeto LIFE LINES -REDE DE INFRAESTRUTURAS LINEARES COM SOLUÇÕES ECOLÓGICAS, um projeto pioneiro, cujo objetivo é desenvolver e testar soluções inovadoras e de demonstração de minimização dos impactes negativos de infraestruturas lineares na biodiversidade.

Ao abrigo deste Projeto, a IP implementou recentemente passadiços de fauna em 5 Obras de Arte, localizadas no IP2, na EN4 e na EN114, no distrito de Évora, em troços críticos de mortalidade de animais por atropelamento, com o objetivo de aumentar a conetividade entre os habitats fragmentados pelas vias e promover o incremento e a conservação da biodiversidade.

As linhas de água, e respetivas galerias ripícolas, constituem habitats favoráveis para a generalidade dos animais, sendo corredores preferenciais de deslocação, em especial para mamíferos carnívoros como a lontra, o sacarrabos, a fuinha e o texugo. As PH podem, assim, constituir um meio seguro dos animais atravessarem a via desde que tenham as condições adequadas, nomeadamente dimensões amplas e locais de passagem “a seco” uma vez que a presença de água, mesmo que em níveis reduzidos, constitui uma limitação à sua utilização pela maioria dos animais.

Estas PH serão agora alvo de monitorização com câmaras de filmagem automática, com o objetivo de verificar a eficácia dos passadiços de fauna, nomeadamente através da taxa de atravessamentos dos animais.

Esta ação é uma das várias tarefas cuja execução é responsabilidade da empresa.

 

Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2 Flashnews3.2
Flashnews3.2 Flashnews3.2